Dr. Vitor Osório Gomes

Minha ligação com a medicina — e especialmente com a cardiologia — começou ainda na infância, em Bagé, minha cidade natal, por influência do meu pai, que também é cardiologista. Cresci o acompanhando no consultório e no hospital, locais que para mim, naquela época, pareciam quase mágicos: era onde as pessoas iam “curar suas doenças do coração”. Essa convivência desde cedo despertou em mim a certeza de que queria seguir o mesmo caminho. Nunca considerei outra profissão além de ser médico — e mais do que isso, ser médico cardiologista.

Em 1993, ingressei na Faculdade de Medicina da PUCRS, instituição à qual estive ligado por muitos anos — como estudante, residente e, posteriormente — após um período no hospital Clinic de Barcelona — retornei como médico da equipe de Cardiologia Intervencionista do Hospital São Lucas. Também cursei a pós-graduação da UFRGS, onde obtive o título de Doutor em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares.

Hoje, atuo nos hospitais Moinhos de Vento e Mãe de Deus e São Lucas -PUCRS, além de manter meu consultório, onde realizo atendimentos com foco integral na saúde cardiovascular.

Dr. Vitor Osório Gomes é um cardiologista clínico e intervencionista

Especializado em cardiologia intervencionista, doutor em Ciências Cardiovasculares e com extensa formação acadêmica e experiência profissional, possui títulos de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista.

Trajetória Profissional e Acadêmica

Sua formação começou na PUCRS, onde concluiu o curso de Medicina em 1998, seguido da residência em cardiologia clínica em 2001 e em cardiologia intervencionista/hemodinâmica em 2003. Ambas foram realizadas no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, onde atuou por muitos anos no serviço de cardiologia intervencionista.

Em 2003, obteve seu mestrado em Ciências Cardiovasculares pela UFRGS, seguido por um fellowship em Cardiologia Intervencionista no Hospital Clinic da Universidade de Barcelona, na Espanha, em 2004. Em 2008, concluiu seu doutorado em Ciências Cardiovasculares pela UFRGS. Atualmente, atua nos hospitais Moinhos de Vento, Mãe de Deus e Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre.

É membro titular da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Integrou o conselho deliberativo da (SBHCI) de 2020 a 2021 e atuou como diretor do departamento de Cardiologia Intervencionista da Sociedade de Cardiologia do RS de 2018 a 2019.

Atividades Científicas

Na área científica, é autor de diversos artigos publicados em revistas médicas nacionais e internacionais. Dr. Vitor Gomes também participou como coinvestigador em pesquisas clínicas internacionais e como palestrante em congressos estaduais e nacionais da especialidade.

Acesse o currículo Lattes onde são citados os artigos científicos publicados.

Currículo Lattes

Como é a consulta no meu consultório

Acredito que uma consulta médica vai muito além da análise de exames ou da prescrição de medicamentos. É um momento de escuta, atenção e cuidado individualizado. Aqui, cada paciente é tratado como alguém único — com sua história, suas dúvidas, suas expectativas.

Durante a consulta, conversamos sobre sintomas, hábitos, rotina, histórico familiar e outros fatores que podem influenciar sua saúde cardíaca. Quando necessário, exames complementares são solicitados de forma criteriosa.

Além de diagnosticar e tratar, acredito profundamente no papel da prevenção. A partir da identificação de fatores de risco, é possível intervir precocemente, evitando o surgimento de problemas mais graves no futuro. Muitas vezes, uma boa conversa e orientações práticas já representam um grande passo para uma vida mais saudável.

Meu compromisso é ouvir com atenção, esclarecer dúvidas e construir com o paciente um plano de cuidado claro, transparente e baseado em confiança. A cardiologia exige precisão, mas também empatia e vínculo. É justamente esse equilíbrio que busco oferecer em meu dia a dia: ciência com humanidade, técnica com escuta.